Papa diz que casais devem obedecer mais a Deus que ao Homem

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 20 de novembro de 2004 as 14:37, por: CdB

O Papa exaltou neste sábado os valores da família, reafirmou que esta é uma instituição que deve se basear no casamento e sobre este apontou que a Igreja há de aplicar o manifestado por São Pedro: “é preciso obedecer a Deus mais que aos Homens”.

João Paulo II recebeu neste sábado no Vaticano os participantes da assembléia plenária do Conselho Pontifício da Família, e os incentivou a trabalhar a favor dessa “instituição natural insubstituível e elemento fundamental do bem comum da sociedade”.

A família “afunda suas raízes no coração de Deus”, segundo o Pontífice, de modo que “quem destrói esse tecido básico da convivência humana, sem respeitar sua identidade e com a alteração de suas tarefas, causa uma ferida profunda na sociedade e provoca danos freqüentemente irreparáveis”.

O Papa ressaltou a importância das famílias cristãs, “com a força que dá a graça do sacramento”, e acrescentou que sua missão na sociedade e na construção da Igreja “não perdeu nada de sua atualidade. Ao contrário, assumiu um caráter de emergência”.

Para João Paulo II, as famílias jovens devem ser um objetivo preferencial na ação da Igreja, já que devem enfrentar novos valores e responsabilidades e estão expostas, “especialmente nos primeiros anos de casamento, a eventuais dificuldades, como a adaptação à vida em comum e o nascimento dos filhos”.
O Papa demonstrou sua satisfação com a crescente presença no mundo todo de movimentos a favor da vida e da família.