Papa Bento XVI recebe o presidente da Itália

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 3 de maio de 2005 as 09:08, por: CdB

Em sua primeira audiência privada com um chefe de Estado, o Papa Bento XVI recebeu nesta terça-feira na Santa Sé o presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi.

Ciampi, acompanhado do ministro das Relações Exteriores da Itália, Gianfranco Fini, chegou pouco antes das 11h (6h de Brasília) ao Vaticano, onde foi recebido por um pelotão de honra da Guarda Suíça e pelo prefeito da Casa Pontifícia.

Em seguida, a comitiva se dirigiu ao interior do Palácio Apostólico, onde foi recebida por Bento XVI, com quem o chefe do Estado italiano trocou saudações. Antes de entrar na sala privada do Pontífice, este se referiu à estreita relação que Ciampi mantinha com João Paulo II, uma amizade que era “um sinal para o mundo”, disse.

O presidente italiano lembrou ter entrado pela primeira vez na sala privada do Papa “em 1993, quando era presidente do Conselho (primeiro-ministro)”, disse a Ratzinger, antes de os fotógrafos e câmeras saírem do quarto para permitir que conversassem em particular.

Após a reunião, que durou cerca de vinte minutos, o Papa cumprimentou os membros da comitiva presidencial, entre eles a mulhere do presidente, que como estabelece o protocolo do Vaticano estava vestida de preto e com mantilha.