Palocci: ‘Quem derruba juros é o BC’

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de maio de 2003 as 21:24, por: CdB

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse há pouco, ao entrar no Ministério da Saúde para uma reunião com o ministro Humberto Costa, que a decisão de baixar ou não os juros básicos da economia não será movida por política de governo. Segundo ele, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, possui autonomia para definir a trajetória da taxa Selic.

Ainda segundo Palocci, o governo vai continuar combatendo a inflação “com serenidade”, apesar de os últimos indicadores do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) terem indicado uma queda nesta terça-feira.

De acordo com Palocci, o governo trabalha tendo como prioridade a saúde financeira do Brasil, com o intuito de reduzir a relação dívida-PIB (Produto Interno Bruto) e com o dever de controlar a inflação. O ministro a Fazenda afirmou que o tratamento do governo brasileiro com relação a economia pode ser comparado ao antibiótico que é receitado às pessoas quando há uma infecção. “O tratamento com antibiótico leva de sete a dez dias. Se interromper antes do tempo, o remédio não vai funcionar. O tratamento adequado para a a inflação exije cuidado, porque trata-se de uma doença grave”, afirmou.

Apesar de se dizer otimista em relação a queda nos índices de inflação e no risco país, Palocci disse que a luta contra a inflação é uma batalha que ainda não foi vencida.