Palestinos votam em eleições municipais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de maio de 2005 as 05:42, por: CdB

Milhares de palestinos foram aos 534 colégios eleitorais na Cisjordânia e na Faixa de Gaza desde que foram abertos esta manhã às 07h (01h de Brasília) para escolher os vereadores de 84 prefeituras, informaram as emissoras palestinas.

Espera-se que o nível de participação no pleito de hoje seja muito alto, como foi durante a primeira fase das eleições em dezembro e janeiro.

As eleições municipais atuais, divididas em três fases, são consideradas históricas devido aos últimos pleitos locais terem acontecido pela última vez em 1976.

Fontes das forças de segurança palestinas, afirmaram que por volta de 3.000 agentes palestinos foram desdobrados nos colégios eleitorais para garantir a segurança dos eleitores e que até o momento transcorre com normalidade.

O Comitê Supremo para as Eleições Locais, um órgão oficial da Autoridade Nacional Palestina (ANP), conta com 607 funcionários e quando os colégios eleitorais fecharem esta noite às 19.00 horas (13.00 de Brasília) o número de empregados envolvidos na apuração dos votos chegará a 5.468.

Até 400.605 palestinos -270.480 na Cisjordânia e 130.125 na Faixa de Gaza- poderão escolher entre 2.519 candidatos -2.192 na Cisjordânia e 327 na Faixa de Gaza- os 320 vereadores (245 na Cisjordânia e 75 na Faixa de Gaza) de 84 prefeituras (76 na Cisjordânia e 8 na Faixa de Gaza).

A maioria dos aspirantes estão filiados às principais facções palestinas, como a nacionalista do Fatah, a esquerdista da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), e as islâmicas do Hamas e da Jihad Islâmica.

As prefeituras mais destacáveis do pleito de hoje são as de Belém, Beit Jala, Beit Sahur, Kalkilia e Salfit, na Cisjordânia, e os de Beit Lahia, o campo de refugiados de Bureich, e Rafah, na Faixa de Gaza.

Segundo a lei eleitoral palestina, os resultados devem ser conhecidos 48 horas depois do fechamento dos colégios eleitorais, e nesta ocasião provavelmente no próximo domingo ao meio-dia, em um local de Ramala ainda a ser divulgado.

A ANP ainda não acertou quando acontecerá a terceira e última fase das eleições municipais, que de fato é a mais importante já que concerne por volta de 240 prefeituras, e entre elas as das principais cidades palestinas, como a cidade Gaza, Khan Yunes, o campo de refugiados de Jabalya, Ramala, Hebron, Nablus, Jenin e Tulkarem.