Palestinos e israelenses trabalham em conjunto em Gaza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de agosto de 2005 as 09:37, por: CdB

O Exército e as Forças de Segurança da Autoridade Nacional Palestina já estão trabalhando em conjunto numa sala para garantir a saída dos israelenses israelense do território ocupado de Gaza.

Funcionários dos dois lados informaram vão coordenar suas operações nas zonas onde serão desativados os 21 assentamentos judeus estabelecidos nesta zona.

A retirada, que deve começar na próxima segunda-feira, será realizada sob a ameaça de possíveis enfrentamentos de colonos e radicais israelenses com a polícia e os soldados que irão desalojá-los, e de ataques da resistência palestina.

Segundo informações da imprensa local, a tarefa de impedir estes últimos ataques e uma invasão massiva dos palestinos aos assentamentos, que serão demolidos, ficará a cargo de 5 mil agentes da Autoridade Nacional Palestina.

O Exército e a Polícia Nacional israelense vão realizar a Operação Desconexão com cerca de 55 mil efetivos de ambos os sexos. Além do desalojamento, sua missão incluirá impedir a infiltração dos extremistas que repudiam essa decisão do governo de Ariel Sharon aprovada pelo Parlamento.

Entretanto, o secretário geral da Jihad Islâmica, Ramadan Shalaj, voltou a afirmar nesta quarta-feira a jornalistas palestinos em Gaza que o braço armado da organização continuará atacando alvos israelenses depois da retirada da Faixa de Gaza.