Palestinos culpam Hamas por explosáo em Gaza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 6 de setembro de 2005 as 09:02, por: CdB

A explosão ocorrida na casa de uma família de Gaza ligada ao grupo militante Hamas foi causada por explosivos detonados acidentalmente, disse nesta terça-feira a Autoridade Palestina. Quatro pessoas morreram no incidente.

Um comunicado do Ministério do Interior contradiz as acusações do Hamas de que a explosão da noite de segunda-feira foi resultado de um ataque aéreo israelense. Os militares de Israel negaram qualquer envolvimento.

– De acordo com nossa investigação e relatos de testemunhas, o que aconteceu em Shajaiya foi uma explosão interna resultante de um incêndio em uma casa, por causa de um erro durante a produção de explosivos – disse o porta-voz do ministério, Tawfiq Abu Khoussa.

O ministério – que fiscaliza as forças de segurança palestinas e lidera os esforços para manter o Hamas e outras facções dentro do cessar-fogo acertado com Israel – criticou o grupo por estocar armas em uma área residencial.

– Este incidente trágico faz soar os alarmes e nos lembra do perigo iminente que ameaça os cidadãos palestinos pelo uso impróprio de armas – disse o comunicado.

O presidente Mahmoud Abbas enfrenta um crescente desafio político e militar do Hamas no momento em que Israel prepara-se para completar a retirada de assentamentos de Gaza, na próxima semana, e entregar o território para a Autoridade Palestina.

O grupo militante, que jurou destruir o Estado de Israel, prometeu continuar o que chama de resistência armada contra o país depois da retirada de Gaza, que deverá ser concluída até 15 de setembro.

O Hamas vem sendo o principal grupo na campanha de ataques suicidas contra israelenses durante os quase cinco anos de levante palestino.