Países criam órgão eleitoral para acompanhar pleito iraquiano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 21 de dezembro de 2004 as 02:45, por: CdB

Especialistas em eleições de todo o mundo criaram um novo órgão na segunda-feira para ajudar a preparar e avaliar as eleições do mês que vem no Iraque. Mas eles descartaram a idéia de enviar um grande número de observadores internacionais ao país.

Conforme se aproxima 30 de janeiro, data do pleito no Iraque, a recém-criada Missão Internacional para as Eleições no Iraque (IMIE) vai supervisionar os esforços para registrar eleitores expatriados e fará contatos com organizações que estiverem fazendo o monitoramento domesticamente. 

– Estamos chamando isso de missão de avaliação, não uma missão de observação- disse o chefe do escritório eleitoral do Canadá, Jean-Pierre Kingsley em entrevista coletiva.

Kingsley falou após dois dias de reuniões a portas fechadas na capital canadense de especialistas em eleições de cerca de 20 países, que discutiram qual a melhor forma de garantir a promoção bem sucedida da eleição iraquiana.

O IMIE, que será sediado no Oriente Médio e no Iraque, conta com a participação dos órgãos eleitorais da Grã-Bretanha, Canadá, Indonésia, México, Panamá e Albânia, além de representantes eleitorais do Leste Europeu.