País tenta liberar carne para chineses

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 9 de novembro de 2004 as 12:54, por: CdB

Luiz Fernando Furlan garantiu, nesta terça-feira que a abertura do mercado chinês para a carne brasileira é um dos principais objetivos da visita do presidente Hu Jintao ao Brasil esta semana. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior participou, no Palácio do Planalto, da abertura do I Seminário de Coordenação Federativa para Promoção de Exportações.

Segundo o ministro, os chineses assinaram há dois anos um acordo na área sanitária, mas ainda não abriram o mercado para a carne. Ele destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preparando uma surpresa para quebrar a resistência chinesa.

– O presidente visa fazer a ‘prova dos nove’ mostrando que a carne brasileira realmente é de altíssima qualidade – anunciou.

Furlan lembrou que para superar as barreiras impostas pelos japoneses à importação da manga brasileira, o presidente Lula serviu durante um encontro com autoridades daquele país mousse de manga e pedaços da fruta.

– O grande mascate do governo brasileiro é o presidente Lula – brincou o ministro, referindo-se à habilidade negociadora do presidente.