Oportunitty está oficialmente fora das teles

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2005 as 11:29, por: CdB

A destituição do Opportunity como administrador dos fundos controladores das teles Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular já é uma realidade. A edição desta quarta-feira do Diário Oficial traz a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que destitui o Opportunity. O conselho diretor da agência, a partir de agora, vai encaminhar à 18ª Vara Cível de Brasília a determinação que derruba a liminar suspensiva obtida pela Brasil Telecom.

A publicação também abre caminho para que os novos gestores peçam a convocação de assembléia geral extraordinária de acionistas para realizarem a troca de conselheiros nas diversas empresas que fazem parte da cadeia de controle dessas teles. Se os atuais gestores não convocarem as assembléias no prazo de oito dias após o pedido dos novos administradores, os próprios acionistas poderão fazê-lo. A troca de diretores das teles, como é o caso da atual presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, no entanto, poderá levar até quatro meses, segundo estimativa dos novos administradores.

A agência aprovou a substituição do Opportunity como gestor do fundo internacional CVC/Opportunity Equity Partners, L.P, controlador indireto das três teles, pelo Citigroup Venture Capital International Brazil. No fundo nacional que também tem controle indireto das teles (CVC/Opportunity Equity Partners, FIA), o Opportunity será substituído pela Angra Partners Consultoria Empresarial e Participações Ltda, que administrava os chamados investimentos institucionais, aqueles provenientes dos fundos de pensão.