Operação Segurança Presente será ampliada para a Barra

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 as 11:11, por: CdB

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:
A Operação Segurança Presente, que reforça o policiamento no Aterro do Flamengo, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Méier, será ampliada para a Barra da Tijuca. De acordo com o secretário de Governo, Paulo Melo, o estudo do projeto está em andamento e a previsão é de que a operação esteja funcionando na região em três meses. A Operação Segurança Presente é realizada pela Secretaria de Governo em parceria com o Sistema Fecomércio RJ.
– Com o sucesso da Operação Lapa Presente e a implantação do projeto no Aterro, Méier e Lagoa, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, os empresários de associações comerciais de outras localidades têm nos procurado. Já estamos em negociação com representantes do comércio da Barra da Tijuca – explicou o secretário.

No fim de semana, agentes reforçam o policiamento no Aterro, Lagoa e Méier
No fim de semana, agentes reforçam o policiamento no Aterro, Lagoa e Méier

No domingo, as pistas do Aterro do Flamengo fechadas ao trânsito para área de lazer nos finais de semana passaram a contar com uma base da Operação Segurança Presente. A unidade, que nos dias úteis e sábados fica montada no Parque do Flamengo, das 6h às 22h, será realocada para a Avenida Infante Dom Henrique aos domingos e feriados, e funcionará das 7h às 19h.
– Os moradores e frequentadores da região têm elogiado o nosso trabalho e estão colaborando fazendo denúncias por meio do Disque Aterro Presente (98496-0114). Já recebemos mais de 100 ligações desde o início das ações. Isso demonstra o quanto o retorno da população é positivo – afirmou o coordenador do Aterro Presente, capitão Leonardo Laureano.
Morador de Copacabana, o gerente de projetos Artur de Oliveira, de 35 anos, frequenta o Aterro do Flamengo desde a adolescência e aprovou o reforço na segurança da região. A ação no local conta com 164 agentes, que têm apoio de 27 bicicletas, oito motocicletas, quatro viaturas e três vans.
– Acompanhei o lançamento da iniciativa essa semana. E, agora, passeando pelo Aterro neste domingo, vi o trabalho de perto e o aprovei. A ideia de implantar a base da operação na pista de lazer é muito boa e aumenta a sensação de segurança de quem vem para a região para se divertir no fim de semana
– contou Arthur.
Reforço na Lagoa e no Méier
Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Lagoa também tem recebido reforço no patrulhamento. No bairro, a ação conta com 126 agentes equipados com 15 bicicletas, duas motocicletas, quatro viaturas e duas vans. Os policiais e demais membros da ação atuam diariamente das 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.
Proprietário de um quiosque na Lagoa, Toni da Rocha, de 31 anos, comemorou o reforço no policiamento e acredita que a ação ajude a atrair ainda mais frequentadores para a região.
– Acho que foi uma boa opção para a população da Lagoa, para garantir mais a segurança e atrair mais o público. Para nós, comerciantes, foi ótimo. Os policiais estão circulando a todo momento – afirmou Toni.
No Méier, a operação reúne 111 agentes, que trabalham equipados com três bicicletas, dez motocicletas, três viaturas e três vans. O efetivo atua também das 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.
Mais de 400 agentes reforçam o policiamento, diariamente, nas três localidades da cidade. A Segurança Presente conta com a participação de policiais da ativa, da reserva e egressos das Forças Armadas, e apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Transportes, de Ordem Pública, de Conservação e de Desenvolvimento Social, além da Comlurb.
Balanço parcial da Operação Segurança Presente neste fim de semana

Na manhã de domingo, a Operação Lagoa Presente encontrou uma criança perdida, que foi entregue aos pais, um cão perdido também foi devolvido aos donos em outra ocorrência na Lagoa. No Aterro do Flamengo, os agentes detiveram oito flanelinhas por exercício ilegal da profissão e outras 24 pessoas foram encaminhadas para a delegacia. No Méier, dois usuários de drogas e dois apontadores do jogo do bicho foram presos e levados para a 23ª DP (Méier) pelos agentes.
No último sábado, um motorista foi preso por agentes da Lagoa Presente, depois de invadir a ciclovia. O episódio ocorreu nas imediações do Parque dos Patins. Arthur Leandro Neves Fortunato, de 33 anos, foi preso em flagrante e submetido a teste de alcoolemia no Instituto Médico Legal, que constatou a ingestão de bebida alcoólica. O condutor não portava habilitação. A ocorrência foi registrada na 14ª DP (Leblon).
Desde o lançamento da operação, na última terça-feira, até a noite de sábado, os agentes cumpriram cinco mandados de prisão, sendo dois por roubo e três por furto. Além disso, 87 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes. Também foram conduzidas à delegacia oito pessoas por porte de arma branca e cinco por roubo e furto. Ao total, mais de 130 pessoas foram presas nas ações. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 11 ações de acolhimento a moradores de rua.