Operação no fim de semana constata irregularidaddes no turismo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 23 de janeiro de 2006 as 11:28, por: CdB

No balanço deste fim de semana, a operação para reprimir ações ilegais de prestadores de serviço turísticos, coordenada pela TurisRio, resultou na prisão de todos os integrantes da Locadora Sugar Loaf Tour, uma cooperativa com carros de placa particular (de cor cinza) exercendo ilegalmente o papel de transportadora de turismo, na área do Pão de Açúcar. Os integrantes, que portavam crachás da locadora, foram presos por policiais do BPTur (Batalhão de Policiamento Turístico) quando assediavam turistas que se dirigiam à estação de passageiros
Entre outros serviços irregulares, os fiscais da TurisRio constataram, por exemplo, no Corcovado, que seus agentes oferecem transporte em carros de frota até o topo do monumento pelo mesmo preço do trenzinho, sem garantia de volta.

Além das ações de quarta-feira, quando foi iniciada, a fiscalização da força-tarefa contabilizou só neste fim de semana, em ações simultâneas no Pão de Açúcar, Corcovado e Cais do Porto, a prisão de flanelinhas usando indevidamente coletes da CET-Rio. Foram autuadas 14 vans que faziam transporte de turistas, apesar de impedidas pela lei por terem placa de carro particular, e ainda 12 táxis sem taxímetro, que cobravam, arbitrariamente, preços fora da tabela.

De 10 ônibus abordados, cinco não tinham guia de turismo e um, do Paraná (Toninho Tour), também sem guia e sem agência responsável pela viagem. Nesse caso, de posse do registro, a TurisRio vai comunicar a ocorrência à congênere no Paraná, a Paranatur. A operação foi coordenada pelo diretor de Operações da TurisRio, José Maria Alberich, e o comandante do BPTur (Batalhão de Policiamento Turístico), tenente-coronel Rogério Lira da Costa, além do BPTrans (Batalhão de Polícia do Trânsito) e da SMTU (Superintenência Municipal de Transportes Urbanos). Participaram ainda a delegada Leila Goulart, da DEAT (Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista), e o comandante da Guarda Municipal, inspetor Ailton Ramos. Nas três frentes da operação, foram utilizados 20 policiais e oito veículos da PM.