Operação da PF prende mais de 60 por contrabando

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 4 de maio de 2005 as 20:48, por: CdB

Chegou a 64 o número de pessoas presas nesta quarta-feira na operação deflagrada pela Polícia Federal e pela Secretaria de Receita Federal para desarticular o contrabando de produtos provenientes do Paraguai, como eletroeletrônicos, pneus e cigarros.

Segundo a assessoria da PF, 29 pessoas foram presas em Maringá, 23 no Mato Grosso do Sul, 9 em São Paulo e 3 em Mato Grosso.

A Operação Hidra foi iniciada há um ano e desarticulou a organização criminosa comandada por José Doniseth Balan, preso na manhã desta quarta, segundo a PF.

A polícia afirma que o grupo utilizava empresas fantasmas e fundos falsos nas carrocerias de caminhões para transportar as mercadorias.

Foram expedidos 87 mandados de prisão e 104 mandados de busca. A assessoria da PF disse não acreditar que mais prisões possam ser efetuadas ainda nesta quarta-feira. As buscas devem continuar na manhã de quinta.

A PF destacou 650 policiais para a operação. Com a participação do Exército, da Aeronáutica, de fiscais da Receita Federal e de outros órgãos que ajudam a PF, mais de mil pessoas estão envolvidas na ação.

Segundo a polícia, muitos documentos foram apreendidos e serão futuramente analisados para mais investigações.