ONU encontra irregularidades em programa de ajuda ao Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 10:17, por: CdB

Auditorias internas sobre o programa petróleo-por-comida da ONU encontraram casos de pagamentos superfarturados a empresas e apontaram que uma agência do órgão errou sistematicamente na administração de recursos.

Cinquenta e oito relatórios foram divulgados no domingo por Paul Volcker, ex-presidente do U.S. Federal Reserve (banco central dos EUA), que conduz uma investigação independente sobre o programa de US$ 64 bilhões.

As auditorias foram feitas por pressão de pelo menos cinco comitês do Congresso dos EUA que investigam irregularidades no programa, já extinto. Os relatórios do grupo de investigação da ONU não encontraram “atividades irregulares” ou corrupção por parte dos funcionário a organização multilateral. No entanto, os documentos mostraram falhas na supervisão do programa, principalmente em relação às empresas contratadas.

O programa petróleo-por-comida foi instituído em dezembro de 1996 para permitir que o Iraque vendesse petróleo para comprar comida e remédios, uma medida que visava a aliviar o impacto das sanções impostas após o então presidente Saddam Hussein invadir o Kuwait em 1990. A invasão resultou na primeira guerra do golfo.