OIE: surtos de gripe aviária na Alemanha, Holanda e Grã-Bretanha se relacionam

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 17 de novembro de 2014 as 11:13, por: CdB

Os surtos de gripe aviária registrados na Alemanha, Holanda e Grã-Bretanha podem estar relacionados, já que o vírus é na maioria das vezes transmitido por meio de pássaros selvagens, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde dos Animais (OIE) à agência inglesa de notícias Reuters nesta segunda-feira.

– Algumas aves migratórias podem viajar milhares de quilômetros – disse Bernard Vallat. “(O vírus) pode aparecer em qualquer lugar a qualquer momento.”

No entanto, Vallat fez questão de ressaltar que, embora a cepa H5N8 encontrada na Alemanha neste mês e na Holanda no fim de semana possa causar danos graves às criações de aves, o vírus nunca foi detectado em humanos.

A cepa H5N8 atingiu a Ásia gravemente, mas nunca havia sido registrada na Europa antes de ser detectada em uma criação de perus na Alemanha.

Não ficou claro se o surto em uma fazenda de criação de patos no norte da Inglaterra está relacionado com a cepa H5N8, mas o gabinete do diretor do serviço veterinário britânico disse não se tratar da cepa letal H5N1, que pode ser transmitida a humanos e causou a morte de centenas de pessoas.

Gripe aviária

Especialistas com trajes especiais examinam bandejas em fazenda de aves, na Holanda
Especialistas com trajes especiais examinam bandejas em fazenda de aves, na Holanda

Autoridades holandesas disseram no domingo terem encontrado uma variedade altamente contagiosa de gripe aviária em uma fazenda no centro da Holanda e afirmaram que 150 mil frangos foram abatidos.

A variedade, H5N8, nunca foi detectada em humanos, mas um surto na Coreia do Sul resultou no abatimento de milhões de aves para conter a disseminação da doença. Casos também foram relatados na China e no Japão, embora o primeiro caso relatado na Europa tenha acontecido em uma fazenda alemã no começo de novembro.

A Holanda impôs uma proibição de 72 horas no transporte de produtos de aves, ovos, esterco e palha usada para e a partir de fazendas avícolas no país, o qual é o maior exportador de ovos do mundo.

A Comissão Europeia disse esperar adotar medidas urgentes nesta segunda-feira para conter o surto, incluindo uma proibição na venda de produtos avícolas de áreas afetadas da União Europeia e de outros países.

As fazendas holandesas de aves vendem mais de 6 bilhões de ovos internacionalmente todos os anos, embora não se saiba quantas das quase 700 fazendas sejam exportadoras.

A Alemanha é o maior destino, com 75 %  de todas as exportações, de acordo com dados divulgados pelo Rabobank. A Holanda também é um grande exportador de aves.