Oficial norte-coreano diz duvidar de mudanças na política de Bush

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de novembro de 2004 as 09:39, por: CdB

O vice-chefe da missão norte-coreana na Organização das Nações Unidas (ONU) duvida que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recém reeleito, vá mudar sua política com relação a Pyongyang, informou a edição desta sexta-feira de um jornal sul-coreano.

Han Song-ryol disse ao Hankyoreh, um diário de esquerda, que era impossível retomar as negociações entre as seis partes sobre o programa nuclear norte-coreano embora o formato de conversações multilaterais não seja adequado.

– Eu tenho visto como a administração Bush gerencia sua política para a Coréia do Norte por quatro anos, e eu duvido que eles façam alguma mudança no futuro – teria dito Han segundo o jornal.

A Coréia do Norte não comentou a eleição norte-americana de maneira oficial. De acordo com o jornal Han disse que Pyongyang “não retornará as negociações entre as seis partes a não ser que haja mudanças materiais nas políticas dos EUA”.

As Coréias do Sul e do Norte, a China, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos estão envolvidos nas conversas. De acordo com a agência de notícias Yonhap, o ministro sul-coreano das Relações Exteriores espera que seu vizinho do norte volte à mesa de negociações com o fim das eleições nos EUA.