Ofensiva isralense pesará sobre decisão iraniana

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 31 de julho de 2006 as 10:37, por: CdB

O Irã advertiu pela primeira vez à comunidade internacional que as ofensivas israelenses contra a milícia xiita do Hezbollah no Líbano e o Hamas palestino na Faixa de Gaza influirão em sua resposta à proposta das grandes potências para solucionar a crise nuclear.

– Os acontecimentos no Líbano e na Palestina influirão em nossa avaliação da oferta elaborada pelas superpotências para que as autoridades iranianas suspendam o processo de enriquecimento de urânio – afirmou no domingo à noite o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad.

O Irã estabeleceu o dia 22 de agosto como prazo para o anúncio de sua resposta à oferta internacional que inclui medidas incitativas e cuja rejeição abriria caminho para a imposição de sanções a Teerã por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Neste contexto de extrema tensão, as duas partes tentam exercer pressão na defesa de seus objetivos.

A ameaça que paira sobre o Irã se acentuará possivelmente com a adoção pelo Conselho de Segurança da ONU, talvez nesta segunda-feira, de uma resolução que exija da República Islâmica a suspensão de todas as atividades relacionadas ao enriquecimento de urânio antes de 31 de agosto.

Diante desta possibilidade o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Hamid Reza Asefi, advertiu no domingo que “se uma resolução for adotada contra o Irã, a oferta (das grandes potências) deixará de estar na ordem do dia”.