Obras da linha 4 do metrô provocam novas intervenções na Zona Sul

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Publicado segunda-feira, 17 de março de 2014 as 11:29, por: CdB
Para preparar a região para as intervenções, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já iniciou serviços de readequação viária
Para preparar a região para as intervenções, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já iniciou serviços de readequação viária

Para permitir a passagem do Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’ nas obras da linha 4 do metrô Rio por baixo da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, será necessário fazer um serviço de tratamento e impermeabilização do solo na via. Por isso, a partir do próximo sábado, trechos da Visconde de Pirajá entre a Rua Maria Quitéria e a Avenida Epitácio Pessoa serão ocupados temporariamente por canteiros de obras. Duas das três faixas de rolamento da via ficarão livres para o trânsito. Os ônibus que trafegavam pela Visconde de Pirajá passarão a circular pela Avenida Vieira Souto.

Para preparar a região para as intervenções, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já iniciou serviços de readequação viária, como realocação de semáforos, instalação de novas sinalizações, ajustes em calçadas e ciclovias, construção de baias na orla para a instalação dos novos pontos de ônibus, início da colocação de tapumes, entre outros.

Durante a execução dos serviços na Visconde de Pirajá, serão criados acessos especiais para as garagens da área impactada, evitando o bloqueio total. O fluxo de pedestres no passeio público será mantido e o estacionamento será proibido na Visconde de Pirajá no trecho em obras.

Os pontos de ônibus serão instalados na orla na mesma direção dos existentes na Visconde de Pirajá para que os usuários saibam onde passará a linha que costumam utilizar.

Operadores de tráfego trabalharão na região para orientar condutores e pedestres. As alterações viárias foram aprovadas pela pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) e Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Intervenções
Os canteiros de obras serão instalados em fases, para que duas faixas da Visconde de Pirajá esteja sempre liberada à circulação de carros.

Fase 1:
Esquina da R. Maria Quitéria com a Av. Visconde de Pirajá, lado par;
R. Visconde de Pirajá, do número 415 até a esquina com a Garcia D’Ávila;
R. Visconde de Pirajá, da esquina da Garcia D’Ávila até o número 493;
R. Visconde de Pirajá entre o número 608 e a esquina com a Avenida Henrique Dumont.
R. Visconde de Pirajá, lado par, entre a R. Henrique Dumont e a Avenida Epitácio Pessoa;

Fase 2:
R. Visconde de Pirajá, em frente ao número 525;
R. Visconde de Pirajá, entre os números 520 e 540;
Lado ímpar da Visconde de Pirajá na esquina com a García D’Ávila
R. Visconde de Pirajá, em frente ao número 577;

Fase 3:
R. Visconde de Pirajá entre os números 452 e 466;
R. Visconde de Pirajá entre os números 495 e 503;
Lado par da Visconde de Pirajá na esquina com a Rua Aníbal de Mendonça;
Lado par da Visconde de Pirajá na esquina com a Rua Henrique Dumont;

Os canteiros que ficarem na mesma altura, mas um de cada lado da via, serão montados em momentos diferentes para que se preserve sempre o fluxo de veículos na Visconde de Pirajá.

O ‘Tatuzão’, que constrói os túneis da Linha 4 do Metrô entre as estações General Osório e Gávea, começou a operar em dezembro de 2013. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala os anéis de concreto (aduelas) que formam os túneis. Esse é um método moderno, seguro e usado em todo o mundo. Com 2.700 toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro (o equivalente a um prédio de quatro andares), este é o maior ‘Tatuzão’ da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil.