Núcleo de Polícia Marítima vai reforçar segurança em Foz do Iguaçu

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 29 de abril de 2005 as 16:23, por: CdB

O Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, localizado no lago da hidrelétrica de Itaipu Binacional, está sendo estruturado para reforçar a segurança em Foz do Iguaçu. A sede tem mais de 400 metros quadrados de área construída e está praticamente pronta, faltando apenas obras de paisagismo e a construção de um píer para lanchas. Em companhia do diretor-geral da PF, Paulo Lacerda e do representante do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (Unodc), Giovanni Quaglia, diplomatas da Áustria, Romênia, Alemanha, Argentina, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, visitaram hoje as instalações do núcleo.

O Nepom fará o policiamento ostensivo das vias navegáveis do rio Paraná, abaixo da usina de Itaipu, desde a barragem, passando pela Ponte Internacional da Amizade até o Marco das Três Fronteiras, em águas e território brasileiros. O objetivo é realizar ações de enfrentamento ao contrabando, ao tráfico de drogas e de precursores químicos, aos crimes ambientais e a outros ilícitos. A instituição dispõe de três lanchas e equipamentos de inteligência policial, como por exemplo um sofisticado equipamento, que impedirá a troca de informações entre possíveis infratores da lei.

A área foi construída após o estabelecimento de uma parceria, em setembro de 2003, entre o projeto do Unodc, a Polícia Federal e a Itaipu Binacional. As doações de Itaipu totalizaram R$ 2,5 milhões e as da comunidade internacional, US$ 1 milhão.

A iniciativa de se criarem núcleos como o Nepom surgiu em 1998 após convênio assinado entre os Ministérios da Marinha e da Justiça para auxiliar na segurança das instalações portuárias no Brasil. Inicialmente, foram criadas unidades nos portos do Rio de Janeiro e de Santos. De acordo com o Unodc, além da unidade de Foz do Iguaçu, serão implementados núcleos em Macapá, Vitória, Belém, Recife, Guairá, Paranaguá, Sepetiba, Rio Grande e Itajaí.