Novo recorde de reservas japonesas de moeda

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de julho de 2003 as 02:42, por: CdB

As reservas japonesas de moeda estrangeira bateram um novo recorde em junho passado, chegando a 545,63 bilhões de dólares, informou, nesta segunda-feira, o Ministério das Finanças.

Segundo o órgão, o aumento foi de 2,53 bilhões de dólares em relação ao mês anterior, e aconteceu, principalmente, devido às intervenções no mercado de divisas, efetuadas pelas autoridades monetárias japonesas no mês em questão.

O Ministério avaliou as intervenções de junho em 628,9 bilhões de ienes (cerca de 5,3 bilhões de dólares), destinadas a frear o fortalecimento do dólar e, assim, favorecer as exportações.

No entanto, a alta das reservas esteve limitada pelo enfraquecimento do euro frente ao dólar, o que desvalorizou os ativos japoneses em euros contabilizados em dólares, e pela queda do valor dos bônus dos Estados Unidos.

As reservas de divisas consistem em títulos estrangeiros, depósitos em outras divisas, reservas do Fundo Monetário Internacional (FMI), fundos em direitos especiais de giro (SDR, em inglês) e ouro.

As reservas de títulos estrangeiros em junho atingiram 443,63 bilhões de dólares, enquanto que os depósitos em divisas alcançaram 82,95 bilhões de dólares.

Dos depósitos, 7,350 bilhões de dólares foram consignados em Bancos Centrais de outros países e no Banco Internacional de Pagamentos da Basiléia (BIS); 40,82 bilhões de dólares em bancos comerciais japoneses e 34,78 bilhões de dólares em entidades estrangeiras.

O Japão acumulou, além disso, 8,51 bilhões de dólares em ouro, 7,99 bilhões de dólares em reservas do FMI, e 2,55 bilhões de dólares em SDR.

Depois destes últimos dados, o Japão voltou a se declarar líder mundial em volume de reservas de divisas.