Novo presidente do Iraque participará da cúpula do G8 nos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 4 de junho de 2004 as 20:39, por: CdB

O recém nomeado presidente do governo interino iraquiano, Ghazi Ajil al-Yawer, participará da cúpula do G8 a ser realizada na próxima semana em Sea Island (Geórgia, EUA), anunciou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Al-Yawer participará na quarta-feira da discussão do G8 com países do Norte da África e do Oriente Médio que o governo de Washington convidou para participar da reunião.

Os chefes de Estado ou governo de países como Afeganistão, Argélia, Jordânia e Turquia também assistirão à reunião, enquanto os de outros, como Arábia Saudita e Egito, rejeitaram o convite.

Washington quer discutir um projeto para democratizar e modernizar a região que chama de “grande Oriente Médio”, a fim de melhorar a estabilidade e a qualidade de vida na região, arrancando as raízes do terrorismo.

O projeto foi criticado tanto por alguns países da região como por outros na Europa.

Bush disse na quarta-feira em discurso que, enquanto a região não mudar, “será fonte constante de violência”.

O presidente americano reconheceu que alguns dos países amigos de Washington na região vêem com receio essa idéia, mas insistiu em que não há alternativa, apesar de ter admitido que a modernização e a democratização do Oriente Médio “não ocorrerão da noite para o dia”.

A Casa Branca anunciou hoje em comunicado que a presença de Al-Yawer na cúpula do G8 permitirá uma discussão sobre “como o renascimento político, social e econômico do Iraque pode contribuir para a causa da reforma na região”.

Além disso, Bush aproveitará a presença de Al-Yawer para “reafirmar-lhe seu apoio aos esforços do Iraque” para obter a estabilidade “e encorajar os outros países do G8 a continuar com seu apoio a essa visão”.