Nove corpos de soldados iraquianos são encontrados em Mossul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 21 de novembro de 2004 as 10:35, por: CdB

Nove corpos de membros do exército iraquiano foram encontrados na cidade de Mossul, cerca de 400 quilômetros ao norte de Bagdá, informou hoje, domingo, o comando militar dos Estados Unidos em um comunicado.

A nota diz que os soldados iraquianos, que pertenciam à I Brigada da 25ª Divisão de Infantaria do exército do Iraque, tinham sido capturados por rebeldes e mortos com um tiro na cabeça.

Ainda segundo o comunicado, os corpos sem vida dos militares foram achados ontem, sábado, em uma área industrial.

Há duas semanas, grupos de homens armados tomaram de assalto várias delegacias de Mossul, cidade de maioria sunita, e obrigaram os agentes da polícia iraquiana a deixar seus postos.

Uma força conjunta dos EUA e do Iraque foi enviada à cidade para recuperar o controle sobre os centros policiais e outras áreas da cidade que tinham caído em mãos dos insurgentes.

Depois de uma semana de combates e bombardeios sobre posições rebeldes, os militares iraquianos e americanos conseguiram reduzir os grupos de homens armados que ainda resistiam em diferentes áreas de Mossul.

Por outro lado, pelo menos três insurgentes morreram e outros dez ficaram feridos hoje em novos combates travados na localidade de Ramadi, cerca de 100 quilômetros a oeste de Bagdá, informaram canais de TV árabes.

Fontes médicas locais citadas pela rede Al Jazira disseram que as vítimas foram alvejadas por franco-atiradores americanos que estavam posicionados em telhados da cidade, situada no chamado “triângulo sunita” e capital da conflituosa província de Al Anbar.