Nova safra de estrelas teen ganha destaque na música e no cinema

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de julho de 2004 as 15:02, por: CdB

 Meninas malvadas, meninas teens, meninas clean — neste verão norte-americano todo um novo grupo de meninas está relegando as favoritas antigas, gente como Britney Spears e Christina Aguilera, ao status de “ultrapassadas”.

No cinema, nas rádios e nas capas de revistas, garotas adolescentes viraram celebridades procuradíssimas e, portanto, são vistas como modelos bacanas a serem seguidos por meninas na faixa dos 7 aos 13 anos.

Enquanto as antigas princesinhas do pop Britney e Christina viraram figuras sexy adultas, as atrizes Hilary Duff, Lindsay Lohan, Alexa Veja, Raven, Anne Hathaway e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen parecem felizes em curtir a fase de crescimento.

Riquíssimas e lindas, essas estrelas adolescentes vivem vidas cujo aspecto de conto de fadas destoa radicalmente dos problemas do colégio, com suas festas de formatura e suas panelinhas fechadas, pelos quais passam as personagens que representam nas telas — e também suas fãs na vida real.

Aos 16 anos, Hilary Duff é a rainha desta nova “raça” de teens. Bonitinha e com ar sincero, mas nada boba, ela virou nome conhecido entre as garotas em 2001, no papel da estudante desajeitada do seriado da Disney “Lizzie McGuire”, antes de levar a personagem ao cinema no ano passado em “Lizzie McGuire — Um Sonho Popstar”.

Seu primeiro álbum, “Metamorphosis”, virou triplo álbum de platina. O segundo será lançado em setembro.

ÍDOLOS DAS MENINAS

O filme mais recente de Duff, “A Cinderella Story”, que estréia nos EUA nesta sexta, é o último de uma série de “girl movies” que levaram os problemas da escola a fazer sucesso nas bilheterias.

No filme, Duff enfrenta não apenas sua madrasta malvada, mas também a turma “popular” mas antipática do colégio, numa versão atualizada do conto de fadas clássico.

Duff, que também tem sua grife própria, diz que é legal, mas também assustador, ser vista por milhões de meninas mais novas como modelo a ser seguido.

Ironicamente, ela não vai à escola desde que começou a trabalhar em “Lizzie McGuire”, quando passou a ter apenas aulas particulares. Mas ela não se incomoda com isso.

“Já fui para festas do colégio, mas não foi legal porque eu não conhecia muitas pessoas lá.”

“Mas tenho uma vida muito boa. Acho que o colégio não me faz falta. Eu não trocaria minha vida por nada. Faço coisas que as garotas normais não fazem, e elas fazem coisas que eu não faço.”

ESTRELAS

Lindsay Lohan rivaliza com Hillary Duff como uma das jovens estrelas mais cotadas em Hollywood. Depois do sucesso de “Sexta-Feira Muito Louca”, no ano passado, ela estrelou “Confessions of a Teenage Drama Queen” e a comédia colegial “Meninas Malvadas”, este ano.

A atriz, que completou 18 anos em julho, parece ter se saído melhor na transição de astro mirim para estrela jovem do que as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.

O recente aniversário de 18 anos das gêmeas célebres foi atrapalhado pelo fracasso do filme “New York Minute” e pelo fato de Mary-Kate ter sido internada para tratar-se de uma anorexia.

Em junho, quando ainda tinha 17 anos, Lohan virou a mais jovem apresentadora de uma entrega dos MTV Movie Awards, ganhou o prêmio por atuação feminina revelação e acabou de lançar seu primeiro single, “I Decide”, que será seguido em breve por um álbum.

Alexa Vega, 15 anos, depois de atuar nos filmes da série “Pequenos Espiões”, está na comédia “Sleepover”, que estréia ainda este mês.

Raven, 18 anos, está agradando aos fãs do Disney Channel com seu seriado de TV próprio “That’s So Raven”, que gira em torno do colégio.

Enquanto isso, as relativas adultas Mandy Moore, 20 anos, e Anne Hathaway, 21, fazem papel de teens problemáticas este ano nos filmes “Chasing Liberty” e “Saved” e em “Ella Enchanted” e “O Diário da Princesa 2”, respectivamente.

Hillary Duff, que se desentendeu publicamente com Lindsay Lohan depois de as duas terem namorado o cantor Aaron Carter, acha que a concorrência não é tão terrível assim.

“Há lugar para