Nova pesquisa mostra liderança de Lula após onda de bondades fiscais

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 3 de agosto de 2022 as 16:00, por: CdB

O resultado reflete a variação de um ponto a menos em relação à pesquisa de julho, enquanto o atual mandatário, candidato à reeleição, sobe apenas um ponto e chega a 32%. Ainda na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) permanece na terceira posição, com 5%. Esses números são da pesquisa estimulada.

Por Redação – de São Paulo

A nova pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida eleitoral para a presidência da República, divulgada nesta quarta-feira, não trouxe qualquer mudança significativa no cenário eleitoral, mesmo depois da liberação de benefícios fiscais promovida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa, com 44% de preferência ainda para o primeiro turno.

Lula aponta
Líder isolado nas pesquisas eleitorais, Lula alerta para o risco que representam as fake news de Bolsonaro

O resultado reflete a variação de um ponto a menos em relação à pesquisa de julho, enquanto o atual mandatário, candidato à reeleição, sobe apenas um ponto e chega a 32%. Ainda na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) permanece na terceira posição, com 5%. Esses números são da pesquisa estimulada, quando a lista de candidatos é apresentada ao eleitor, durante a entrevista.

Auxílio Brasil

O estudo apresentado nesta manhã também mostra uma melhora na imagem do governo Bolsonaro, que agora tem 27% (aumento de um ponto) de avaliação positiva e 43% (queda de quatro pontos) de avaliação negativa.

A melhora na avaliação reflete as medidas do governo para melhorar sua condição na disputa eleitoral, como a PEC Kamikaze, que aumentou o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, e o corte do ICMS dos estados no preço da gasolina.

— Mas, mesmo com a melhora, a situação de Bolsonaro comparativamente aos presidentes que buscaram a reeleição ainda é bem negativa — resumiu o diretor da pesquisa e professor de ciência política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Felipe Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *