Nova pesquisa amplia chances de petista vencer ainda no primeiro turno

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 as 14:29, por: CdB

No principal cenário testado, o petista aparece com 44% das intenções de voto. Os outros candidatos, somados, têm 45%. Considerando a margem de erro (3,2 pontos percentuais para mais ou para menos), Lula poderia vencer sem a necessidade de um segundo turno.

Por Redação – de São Paulo

O ex-presidente Lula (PT) estaria prestes a ganhar a eleição presidencial de outubro ainda no primeiro turno. É o que aponta a segunda pesquisa do ano do Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada na manhã desta quinta-feira.

Lula
O ex-presidente Lula permanece na liderança absoluta da corrida eleitoral para este ano

No principal cenário testado, o petista aparece com 44% das intenções de voto. Os outros candidatos, somados, têm 45%. Considerando a margem de erro (3,2 pontos percentuais para mais ou para menos), Lula poderia vencer sem a necessidade de um segundo turno.

Na sequência, aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

Bolsonaro

Nenhum dos candidatos variou acima da margem de erro. O levantamento anterior do Ipespe foi publicado em 14 de janeiro. O instituto realiza pesquisas eleitorais quinzenalmente. Em um cenário de primeiro turno sem Moro na disputa, Bolsonaro oscila dois pontos percentuais para cima (26%), Ciro vai para 9% e Doria para 4%. Lula, com 44%, supera a soma das intenções de votos dos demais candidatos (43%). Ou seja, venceria, dentro da margem de erro, ainda no primeiro turno.

Nos cenários projetados de segundo turno, Lula venceria todos os outros candidatos. No segundo turno mais provável, entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 54% das intenções de voto e o atual chefe do governo somente 30%.

Luz vermelha

Diante dos resultados de todas as pesquisas de opinião divulgados até agora, os coordenadores da pré-campanha de Bolsonaro resolveram encomendar uma aferição quanto à posição do candidato junto aos eleitores. O resultado ficou distante do esperado.

“A pedido de Valdemar Costa Neto, o PL encomendou uma pesquisa nacional para medir aprovação do governo Bolsonaro, imagem do presidente e intenção de votos. O resultado chegou nesta semana. E não foi nada bom. O alerta vermelho foi aceso”, escreveu o jornalista Lauro Jardim.

A pesquisa Ipespe, no entanto, consolida o que Bolsonaro já desconfiava. O estudo mostra que Bolsonaro, João Doria e Sergio Moro são os candidatos com maior rejeição do eleitorado na corrida deste ano à Presidência da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *