Nova explosão sacode armazém de gas em chamas nos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 20 de agosto de 2004 as 10:32, por: CdB

Uma nova explosão atingiu o armazém de gás natural, que está em chamas há um dia e fica nas proximidades de Houston (Texas), formando uma grande bola de fogo no céu e levando os moradores da área a deixarem suas casas, disse o diretor do estabelecimento nesta sexta-feira.

Moradores afirmaram a uma rede de TV que sentiram a explosão, ocorrida a cerca de 13 quilômetros de distância. As chamas queimaram durante toda a noite e chegaram a 300 metros de altura.

A explosão aconteceu quando uma válvula se rompeu devido ao calor, aumentando a vazamento de gás no depósito de Moss Bluff, onde ficam armazenados 450 milhões de metros cúbicos do material, informou a empresa Duke Energy Gas Transmission.

Cerca de 75 moradores da área foram obrigados a deixar suas casas, que ficam em um raio de 5 quilômetros do gasoduto em chamas que leva ao armazém, disse o departamento de polícia do condado de Liberty, onde está localizada a instalação.

Os bombeiros estão enfrentando as chamas no depósito, construído sobre cavernas de sal, desde a explosão ocorrida nesta quinta-feira de manhã. O aumento na vazão de gás deve intensificar a queima do produto e diminuir a duração do incêndio, disse a Duke. Ninguém parece ter ficado ferido no acidente, afirmou a empresa.

Segundo a Duke, já começou a ser realizada uma investigação sobre as causas do incêndio e uma avaliação sobre os prejuízos. A instalação foi isolada de cinco gasodutos próximos, que continuam a operar normalmente.

O depósito, dividido em três áreas diferentes de armazenamento, está ligado ao gasoduto Texas Eastern, da Duke, que vai até a Costa Leste, e ao gasoduto NGPL, da Kinder Morgan, que vai até o Meio-Oeste.

O depósito também está ligado aos sistemas de gasoduto das Indústrias Channel, Tejas e Midcon, que distribuem gás natural para o Estado do Texas (sul).