Nova edição da Coleção Bairros do Rio é dedicada ao subúrbio carioca

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 21 de outubro de 2004 as 09:45, por: CdB

O bairro de Ramos nasceu da iniciativa dos descendentes do velho capitão Ramos, que em 1886 cederam terras para a passagem da Estrada de Ferro Leopoldina em troca da construção de uma estação para a família. Em Madureira, a igreja do Santo Sepulcro, de 1915, é réplica da que existe em Jerusalém. O Engenho de Dentro era conhecido como o Bairro das Oficinas, porque concentrava oficinas de reparos para o transporte ferroviário. Estas e outras curiosidades estão nas páginas dos três novos livros da coleção Bairros do Rio, que será lançada em parceria pela Editora Fraiha e pelo SESC Rio, no dia 22, às 19h30. Os bairros ganham um capítulo especial por abrigarem importantes pólos irradiadores de cultura, saúde, educação, lazer e esporte, como o Sesc Ramos, o Sesc Madureira e o Sesc Engenho de Dentro. O evento será no Auditório do Arte SESC, Flamengo, e terá com shows de Monarco, Joel Nascimento e o Conjunto Água de Moringa, com entrada franca.
 
Cada livro tem texto bilíngüe (português/inglês) e oferece diversas oportunidades para o leitor conhecer e desfrutar dos mínimos detalhes dos lugares, como roteiros culturais, mapas, verbetes, fotos de belas paisagens, pontos turísticos e históricos, além de aspectos curiosos. O subúrbio é a região contemplada nesta coleção, que faz um delicioso passeio por todas as características locais e destaca sete bairros: Méier & Engenho de Dentro; Madureira & Oswaldo Cruz e Ramos; Olaria & Penha.
 
Os prefácios desses novos guias foram entregues a dois dos mais ilustres nomes do samba e do choro brasileiro, além de personagens da região enfocada: Monarco e Joel Nascimento. Eles relatam suas visões pessoais, em histórias divertidas e poéticas, recheadas de lembranças e curiosidades do dia-a-dia desses bairros.