Norton Nascimento inaugura centro cardiológico

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de agosto de 2004 as 12:28, por: CdB

O ator Norton Nascimento estará em Salvador, hoje, para participar da inauguração do Centro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Salvador. Norton foi o escolhido para ser o mestre de cerimônias do evento por ter se tornado um símbolo em todo o País, no último ano, na luta pela vida e por conseguir um transplante de coração. O ator chega a Salvador depois de participar do 32º Festival do Cinema Brasileiro e Latino, em Gramado, onde concorre ao Kikito de Ouro, pelo filme Araguaia – A Conspiração do Silêncio, do diretor Ronaldo Duque.

Nascido em Belém (PA), o ator, que tem 42 anos, e diz ter renascido após um transplante de coração, no dia 19 de dezembro de 2003, quando ficou 52 dias internado. Ele atuou em novelas da Rede Globo como A Padroeira, A Próxima Vítima, Fera Ferida, Malhação, e nas minisséries Aquarela do Brasil, Chiquinha Gonzaga e Agosto. Para ele, que dormiu de joelhos durante dois meses por não conseguir deitar na cama, o transplante foi um feito de Deus. “Estava detonado, impotente e praticamente morto. Era um aneurisma. Eu não conseguia andar cinco passos sem sentir dor. O pulmão estava cheio de água. Achava que era abstinência de cigarro, de álcool. Eu bebia e fumava muito”, conta.

O risco iminente de morrer fez o ator, que pensou até em suicídio, tornar-se evangélico. “Tenho uma nova visão de vida. Antes pensava em casa própria, carro e dinheiro. Hoje, quero a minha família mais próxima de mim. Isso me fez exercitar a humildade. Enquanto estiver vivo, vou passar uma mensagem de fé para as pessoas”, disse.

Para estar vivo, Norton precisou de 73 doações, entre sangue, plaquetas, plasma e um coração. O último foi doado pela família de um médico carioca que morreu num acidente de carro.