Norte-americano detido em Foz do Iguaçu terá que pagar multa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 7 de fevereiro de 2004 as 11:02, por: CdB

A Justiça Federal decidiu que o norte-americano Douglas Alan Skolnick, 55 anos, pague uma multa no valor R$50 mil para poder retornar aos Estados Unidos. Skolnick foi preso em flagrante nesta sexta-feira ao fazer um gesto obsceno durante o processo de identificação no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Segundo a Polícia Federal, a quantia será dividida entre o Centro de Nutrição Infantil e o asilo Lar dos Velhinhos, ambos localizados em Foz do Iguaçu. O juiz Roni Ferreira também determinou que o americano fique em ]Skolnick é aposentado e veio ao Brasil a turismo. Ele chegou ao Paraná com cerca de 90 americanos em um vôo fretado procedente dos Estados Unidos e com escala no Chile.

“Sou um cidadão americano e não um macaco”, disse Skolnick já dentro de uma sela na sede da Polícia Federal. Em depoimento, o norte-americano lamentou o incidente e negou a intenção de ofender alguém.

De acordo com a PF, havia muitos jornalistas no local aguardando a chegada do vôo para verificar como seria a identificação de um número regime domiciliar em um hotel, sob custódia da Polícia Federal. Seu passaporte foi recolhido e só será entregue após o pagamento da multa e dos honorários do advogado que atendeu o norte-americano.

Considerado grande para os padrões do aeroporto, que ainda faz a “fichamento” manual. SkolnicK disse que teria ficado irritado com a presença dos repórteres e confundiu o funcionário da PF que o fotografou com um dos jornalistas.

Essa é a segunda vez em menos de um mês que o Brasil enfrenta reações hostis por causa do “fichamento” dos americanos. O piloto americano da Americam Airlines Dale Robbin Hersh foi detido no dia 14 de janeiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após fazer um gesto obsceno durante a identificação. Ele foi liberado pela Justiça Federal após pagar R$ 36 mil.