Nordeste concentra maior número de cidades com exploração sexual infantil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de maio de 2005 as 14:38, por: CdB

A região nordeste concentra o maior número de municípios onde existe exploração sexual infantil. Das 930 cidades do país onde a prática criminosa foi constatada, 292 se localizam no Nordeste. Desse total, 65 estão em Pernambuco. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 241 cidades. São Paulo é o primeiro estado do país com maior número de municípios (93), seguido por Minas (92).

Os dados constam do Estudo Analítico do Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil, divulgado hoje pelo Grupo de Pesquisa sobre Violência e Exploração Sexual (Violes), da Universidade de Brasília. A iniciativa faz parte da mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Pinto, existem no país programas eficientes para o enfrentamento do problema, mas é preciso trabalhar de forma articulada para fortalecê-los.

– Vamos fazer uma articulação entre os dados dessa pesquisa e dos dados do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil e pensar um planejamento estratégico para viabilizar a ação especialmente da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Agora é o momento que devemos buscar metas concretas – afirma Maria Lúcia.

À tarde, representantes do Violes e integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente entregam o estudo ao presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti.