No Dia da Amazônia, MAB realiza atos por medidas contra queimadas

Arquivado em: Destaque do Dia, Meio Ambiente, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 5 de setembro de 2024 as 12:03, por: CdB

Os atos também vão reivindicar mais segurança, escuta por parte do poder público, participação e reparação justa, seja nos casos de seca, de crimes ambientais ou de enchentes.

Por Redação, com Brasil de Fato – de Brasília

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou nesta quinta-feira uma jornada de lutas em defesa do bioma amazônico. A ação marca o Dia da Amazônia, celebrado todo 5 de setembro, e consiste em atos em 18 estados, que reivindicarão atendimento emergencial às demandas da população afetada pela pior seca da história recente na Amazônia.

Amazônia e outros biomas vivem recorde de incêndios

Os atos também vão reivindicar mais segurança, escuta por parte do poder público, participação e reparação justa, seja nos casos de seca, de crimes ambientais ou de enchentes.

A seca registrada no Brasil entre 2023 e 2024 é a “mais intensa da história recente”, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Todos os municípios do Acre já decretaram situação de emergência e Rondônia, situação de escassez hídrica, enquanto os rios Negro e Solimões no Amazonas atingem níveis críticos de vazante.

O aumento dos focos de incêndio é outra consequência do menor volume de chuvas na região. Segundo o Painel de Queimadas do Governo do Amazonas, até 19 de junho foram registrados 539 focos – um aumento de 140% em relação ao mesmo período de 2023.

⁠No mesmo dia, será lançado um manifesto em defesa da Amazônia, assinado por mais de 200 organizações, redes e parlamentares. O documento denuncia a crise ambiental na região, desencadeada, de acordo com o movimento, pela atuação de transnacionais do agronegócio, da mineração e da energia na região.

“Quem desmata e queima nossas florestas, queima nosso futuro. E esses são inimigos do povo brasileiro e inimigos da humanidade, e devem ser responsabilizados pelos seus crimes. Não falamos só de quem acende o fogo dentro da floresta ou nos campos, mas toda uma cadeia de interesses poderosa, com grande presença nas instituições políticas, que coloca o lucro acima de tudo e destrói nosso futuro comum. É o modelo econômico que precisa ser mudado”, diz o documento.

– As mudanças do clima atingem toda a classe trabalhadora e, com força maior, os setores mais empobrecidos, racializados como não-brancos e que vivem nas localidades periféricas ou de risco. Os que menos contribuem com as alterações no clima são os mais atingidos, tendo como consequência perdas e danos de diferentes ordens e grandezas – afirma Elisa Mergulhão, integrante da coordenação do MAB.

Entre as medidas necessárias para proteger a população da região, o movimento destaca a imediata distribuição de água potável e alimentos, auxílio emergencial, remédios e atendimento de saúde dedicado, implementação de sistema de transporte alternativo para localidades isoladas e segurança no abastecimento de energia, além do reforço no combate às queimadas e desmatamento.

Confira a programação dos atos

Atividades na Amazônia:

Porto Velho (RO): 05 – Ato 30° Grito das Excluídas e Excluídos, na Prefeitura de Porto Velho, às 8h
Ariquemes: 05 a 08 – IV Acampamento da Juventude da Via Campesina.
Sinop (MT): 05 – SUatumãio “Amazônia: Riqueza, degradação e saque, uma análise dos grandes projetos de infraestrutura”, no Auditório L34 da UNEMAT das 19h às 22h
Macapá (AP): 05 – Ato em defesa da Amazônia (Manhã)
São Luís (MA): 06 – Encontro das Uatumãdas do Maranhão “É Tempo de Avançar: Mulheres em Defesa da Vida”, Casa Regional Irmãs São José, das 9h ás 17h
Altamira (PA): 05 – Mobilização em frente ao IBAMA ás 8h.
Belém (PA): 05 – Mobilização na Sudam, ás 9h e no MPF, ás 15h.
Santarém (PA): 05 – Audiência Pública: Enfrentando a crise climática, na Ufop, das 8h ás 13h
Manaus (AM): 05 – Faixaço Salve a Amazônia (Manhã) e 30° Grito das Excluídas e Excluídos, na Praça da Saudade, ás 15h
Presidente Figueiredo (AM): 05 – Roda de conversa no Porto da comunidade São José do Uatumã ás 8h

Atividades em outras regiões: 

São Paulo (SP): 05 – Caminhada Salve Amazônia e plantio de mudas, no Parque Jacuí (Rua Catléias 561, Vila Nova União)
Porto Alegre (RS): 05 – Praça Brigadeiro Sampaio, próximo ao Gasômetro, 9h
São Roque (SC): 05 – Ato em defesa do rio canoas e pelo comitê local dos atingidos pela UHE São Roque, às 8h
Florianópolis (SC): 06 – Ato de 1 ano de rompimento do reservatório de água da Casan no Sapé, ás 17h
Belo Horizonte (MG): 05 – Praça da Liberdade, 10h, ato no TRF-6, ás 14h (Com participação de atingidos do Espírito Santo)
Rio de Janeiro (RJ): 05 – Av. Presidente VargUatumã9, 22º andar – AEEL, 10h ás 16h
Seabra (BA): 05 – Ato por reparação justa, às 9h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *