Nélida Piñon ganha Prêmio Jabuti de melhor romance

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 31 de agosto de 2005 as 14:17, por: CdB

A escritora Nélida Piñon venceu a categoria romance do Prêmio Jabuti de literatura de 2005, com <i>Vozes do deserto</i>. A premiação será em 20 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, dia em que serão divulgados os grandes vencedores do ano, de ficção e não-ficção.

O segundo romance premiado é do escritor João Gilberto Noll, com Lorde. O terceiro lugar é de Cristovão Tezza, autor de <i>O fotógrafo</i>.

Na categoria Contos e Crônicas o prêmio ficou com Alcione Araújo, autora de <i>Urgente é a vida</i>. Três livros ficaram empatados em segundo lugar: <i>Paraísos artificiais</i>, de Paulo Henriques Britto, <i>Típicos tipos</i>, de Frei Betto, e <i>Histórias mirabolantes de amores clandestinos</i>, de Edgard Telles Ribeiro. O terceiro lugar é de <i>Arquitetura de arco-íris</i>.

A vencedora da categoria Poesia é Dora Ferreira da Silva, com Hídiras. O segundo lugar é de <i>Todas as horas e antes</i>, de Neide Archanjo. Em terceiro ficaram empatados <i>Cantares de outono</i>, <i>Os navios regressando às ilhas</i> e <i>Brasibrasileiro</i>, que tem dois autores Antônio Risério e Frederico Barbosa.