Naufrágio no mar Egeu deixa refugiados mortos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 15 de setembro de 2015 as 10:15, por: CdB

Por Redação, com Reuters – de Ancara/Bruxelas:

Pelo menos 22 imigrantes morreram afogados e mais de 200 foram resgatados quando um barco naufragou no mar Egeu, na costa da Turquia, enquanto tentava atravessar para a ilha grega de Kos nesta terça-feira, de acordo com a guarda costeira turca.

No total, 211 imigrantes foram resgatados do barco enquanto mergulhadores retiravam os corpos de 22 passageiros que se afogaram, de acordo com a nota.

Refugiados sírios na ilha grega de Lesbos
Refugiados sírios na ilha grega de Lesbos

A embarcação naufragou a cerca de 2,5 quilômetros da cidade de Bodrum, onde o corpo do menino sírio Aylan Kurdi foi encontrado morto na areia de uma praia há duas semanas. Imagens da televisão mostraram um navio lotado da guarda costeira levando pessoas resgatadas para a costa. Ninguém estava imediatamente disponível para comentários na guarda costeira.

A agência de notícias Dogan relatou que o grupo estava viajando para Kos em um barco de madeira de 20 metros. A Turquia atualmente abriga mais de 2 milhões de refugiados, muitos do conflito na Síria, e dezenas de milhares saem para a Grécia e eventualmente o norte da Europa.

ONU manifesta decepção

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta terça-feira que está “profundamente desapontada” com a falha dos ministros da União Europeia em chegar a um consenso sobre um plano de compartilhamento na relocação de 120 mil refugiados.

– Acordos decisivos são necessários sem atrasos futuros para atender às necessidades, como uma ação corajosa baseada na solidariedade de todos os Estados membros – informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em nota.

Imigrantes sírios andando em direção à Grécia
Imigrantes sírios andando em direção à Grécia

A maioria dos ministros do Interior da União Europeia, em encontro em Bruxelas na segunda-feira, chegou a um acordo inicial para compartilhar 120 mil pessoas que buscaram asilo, além de 40 mil distribuídas em uma base voluntária até o momento. Mas detalhes do acordo, que será formalizado em 8 de outubro, foram vagos, e diversos países ex-comunistas da parte central da Europa ainda rejeitam as cotas obrigatórias.

No total, 464.876 imigrantes cruzaram o Mediterrâneo até o momento neste ano.