Najaf respira primeiros ares de pacificação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 27 de agosto de 2004 as 10:09, por: CdB

A cidade de Najaf começa a respirar os primeiros ares de pacificação. Rebeldes xiitas começaram a entregar suas armas nesta sexta-feira e estão deixando o santuário que ocupam na cidade para onde milhares de peregrinos dirigiram-se para comemorar o acordo de paz que põe um ponto finbal em três semanas de revolta violenta.

Após uma ordem do clérigo radical Moqtada al-Sadr, combatentes jogaram rifles AK-47 e lançadores de bombas em carrinhos de madeira colocados perto da mesquita do Imã Ali. O acordo de paz intermediado pelo aiatolá Ali al-Sistani, nedsta quinta-feira, ocorreu após a morte de mais de 70 pessoas em um único dia.

Segundo a TV Al-Arabiya, representantes de Al-Sadr entregaram as chaves da mesquita, o local xiita mais sagrado do Iraque. Como parte do acordo, as forças dos EUA vão se retirar de Najaf depois de semanas de intensas batalhas e ataques aéreos contra a milícia de Al-Sadr, o Exército Mehdi.

O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr ordenou nesta sexta-feira que seus combatentes do Exército Mehdi abandonem as cidades de Najaf e Kufa.

-“Todos os meus irmãos do Exército Mehdi devem abandonar Kufa e Najaf sem armas – indicou Al-Sadr em um comunicado.

Algumas horas antes, al-Sadr tinha ordenado que seus seguidores dentro da mesquita do Imã Ali em Najaf abandonassem suas armas e se juntassem aos milhares de peregrinos do lado de fora do santuário.

A ordem foi feita em uma transmissão feita por auto-falantes da mesquita. Mas não estava ainda claro se Sadr estava instruindo que o Exército Mehdi deixasse a mesquita de acordo com o pacto de paz selado na noite de ontem para encerrar as três semanas de rebelião

Os milicianos do Exército de Mehdi, leais ao clérgio rebelde Moqtada al-Sadr, baixaram as armas e abandonaram suas posições de combate nos arredores da grande mesquita de Najaf, informaram testemunhas.