Murilo Ferreira se afasta do Conselho de Administração da Petrobras

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 14 de setembro de 2015 as 14:21, por: CdB

Por Redação, com ABr e Reuters – de Brasília:

O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Murilo Ferreira, comunicou, nesta segunda-feira, que ficará licenciado de sua função até 30 de novembro, de acordo com a empresa. Ferreira comanda o Conselho de Administração da estatal desde abril deste ano, quando foi eleito.

Murilo Ferreira
Além de presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Murilo Ferreira, é diretor-presidente da Vale

Murilo Ferreira também é diretor-presidente da mineradora Vale e, segundo a assessoria de imprensa da Vale, ele afastou-se do Conselho de Administração da Petrobras por motivos pessoais. Ele continuará exercendo sua função como presidente da empresa, cargo assumido em maio de 2011.

Enquanto a petroleira tenta resolver seus problemas de caixa, em um momento de alto endividamento e de escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, a Vale enfrenta dificuldades com o mercado de minério de ferro.

A mineradora é a maior produtora global da commodity e tem nela sua principal fonte de receita. As cotações do minério – vendido principalmente à China – tocaram em julho o menor valor em 10 anos, pressionadas por uma desaceleração na demanda no país asiático e por uma grande oferta das grandes mineradoras globais.

Questionada após o anúncio da Petrobras, a assessoria de imprensa da Vale informou que Murilo Ferreira segue normalmente com sua funções na companhia.

As ações preferenciais da Petrobras recuavam 0,8% por volta do meio-dia. As da Vale recuavam 2,5%.