Multidão saúda o papa e cardeais pensam na sucessão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de abril de 2005 as 08:33, por: CdB

Um mar de fiéis passou pela Basílica de São Pedro nesta terça-feira para ver o corpo do papa, enquanto a Igreja se prepara para o funeral dele e para a escolha de um sucessor.

Dezenas de milhares de pessoas foram prestar sua homenagem ao pontífice polonês, cujo corpo está exposto dentro da basílica onde ele presidiu ritos por 26 anos, antes de sua morte, no sábado.

– Por toda a minha vida ele esteve comigo nos momentos mais difíceis. Esperaria para sempre para vê-lo – disse Marcella Sogos, 36, que viajou da Sardenha com um saco de dormir e um pouco de comida para passar a noite.

Os peregrinos tiveram que aguardar cinco horas para ver o corpo. Até dois milhões de pessoas são esperadas para o funeral na sexta-feira, assim como quase 200 líderes mundiais – incluindo uma comitiva brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda este mês, os cardeais com poder de votar irão se reunir na Capela Sistina para eleger um sucessor. O bispo Angelo Comastri, vigário da Cidade do Vaticano, disse:

– Há tanta gente vindo porque esse papa acendeu nossa fé.

Quatro guardas suíços em uniforme cerimonial estavam a postos em volta da plataforma onde o corpo do papa foi colocado. Muitos dos fiéis tiraram fotografias com seus telefones celulares antes de serem retirados do local.

Poucas horas depois de a basílica ter sido aberta à população, quase meio milhão de pessoas já tinham visitado a área, segundo a TV estatal italiana.  A morte de João Paulo II levou a Roma dezenas de cardeais, que decidirão sobre o futuro papa em um conclave, o qual não acontecerá antes de 17 de abril.