Mulher continua a liderar desemprego no país, revela pesquisa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 25 de maio de 2004 as 14:25, por: CdB

As mulheres continuam liderando a taxa de desemprego no país. Em abril de 2002, elas representavam 52,9% dos desocupados; em abril de 2003, 54,4% e em abril deste ano o contingente subiu para 56,3%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens com menos de 24 anos de idade completam o perfil do desempregado brasileiro, pois representam 47% dos desocupados.

Quanto à escolaridade, em abril deste ano, havia 43,1% dos desocupados com pelo menos o 2º grau completo, enquanto em abril de 2003 eles representavam 39,2%. A pesquisa também destaca que, entre os desocupados, 20% estavam em busca do seu primeiro trabalho e apenas 26,3% eram responsáveis pela família.

“As pessoas que estão buscando emprego hoje são os jovens, as mulheres e também aquelas com 11 anos ou mais de estudo, ou seja, as mais escolarizadas. Isso mostra que a busca por trabalho tem o objetivo de aumentar a renda familiar, já que os indicadores revelam queda no rendimento do trabalhador”, afirmou o gerente da pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo.