Muitos filipinos participam de funeral através de telões

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de abril de 2005 as 06:09, por: CdB

Milhares de pessoas se congregaram nesta sexta-feira, no popular parque Luneta em Manila para participar de uma missa em memória do papa João Paulo II, e presenciavam em telões o funeral do falecido Pontífice.

O arcebispo de Manila, Gaudencio Rosales, pediu aos reunidos que comparecessem ao ato como “uma celebração de vida” por João Paulo II, o papa que viajou em duas ocasiões às Filipinas, a única nação de maioria católica de Ásia.

Desde as primeiras horas da tarde, as imediações do parque se encheram de fiéis de todo o país que levavam fotografias do papa e cartazes com a despedida em tagalo “paalam (adeus) João Paulo II”.

As bandeiras filipinas estão em meio-mastro durante toda a semana e desde já a presidenta filipina, Gloria Macapagal Arroyo, declarou luto nacional em todo o país pela morte do Pontífice.
A presidenta está no Vaticano no funeral em companhia de uma delegação de altos funcionários filipinos.

Desde Roma, a governante lembrou hoje que João Paulo II foi o primeiro papa a celebrar uma missa em Roma para os emigrantes filipinos que trabalham na Itália.

– Isto é importante porque temos mais de oito milhões de filipinos trabalhando no exterior que olhavam para o papa como fonte de força enquanto viviam fora das Filipinas – disse a presidenta.