MST ocupa terras do reverendo Moon

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 22:57, por: CdB

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupou nesta segunda-feira a fazenda Aruanã, uma das 46 propriedades rurais da associação do reverendo coreano Sun Myung Moon, 83, em Mato Grosso do Sul. O delegado Valdomiro Arguilheira, da Polícia Civil, disse que 250 sem-terra abriram a porteira de fazenda situada no município de Bonito (a 249 km de Campo Grande) e montaram acampamento nas terras às margens de uma rodovia.

Área de 1.400 hectares possui, segundo o delegado, pastagem formada para criação de gado. Em setembro do ano passado, um grupo de sem-terra acampou na porteira da fazenda, mas não chegou a ocorrer invasão.

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) realizou vistoria na fazenda em setembro do ano passado e chegou a incluí-la entre as 16 áreas de Moon consideradas improdutivas e passíveis de desapropriação para assentamento de sem-terra.

Desde 1995 a Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, entidade criada pelo reverendo no Brasil, comprou 46 fazendas no Estado _a maioria está localizada no Pantanal e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Doze fazendas de Moon e cinco prédios em São Paulo estão indisponíveis, por determinação da Justiça, e servem de garantia para pagamento de multas ambientais.

O advogado Simão Ferabolli, da associação, registrou a queixa da invasão da propriedade na polícia, mas não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. Em Mato Grosso do Sul, o MST mantém três fazendas invadidas. Em dois casos, a Justiça determinou o despejo, mas a ordem não foi cumprida.