Mosaico literário reunirá autores consagrados em Parati

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 9 de julho de 2003 as 16:44, por: CdB

Do colorido mosaico de ruas de pedras ao mosaico literário. A cidade de Parati faz uma pausa no circuito turístico praieiro e abre espaço para as literaturas nacional e internacional entre próximos dias 31 de julho e 3 de agosto.

A Festa Literária Internacional de Parati (Flip) reunirá um elenco de peso para se inserir no mapa internacional da área. As presenças vão do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que abre o evento, ao historiador Eric Hobsbawn, passando pelo cantor Chico Buarque e o romancista Julian Barnes. Serão 20 escritores no total, além de outros convidados.

A idéia não é vender livros ou direitos autorais. O objetivo, dizem os organizadores, é bater papo e trocar impressões entre a platéia e os convidados. Sem fins lucrativos, o ingresso para cada evento custa R$ 10.

Parati quer seguir o exemplo de cidades como Hay-on-Wye, no País de Gales,e Mântua, na Itália, que sediam encontros literários informais e longe dos grandes centros culturais. Não há um tema específico para ser tratado no evento. O mote são literatura e idéia. O resto vai depender de cada autor e do público.

A abertura da festa vai incluir um tributo ao poeta e compositor Vinicius de Moraes. A idéia é fazer uma grande homenagem a cada edição do evento. Chico Buarque já tem presença marcada. Ele vai dividir o palco com o poeta Ferreira Gullar e a cantora Adriana Calcanhoto, entre outros.

Depois da abertura musical, as opções se concentram nos livros. Julian Barnes, autor de O Papagaio de Flaubert vai falar sobre sua obra. Eric Hobsbawm, considerado um dos maiores historiadores da atualidade, abordará o “novo Império Americano”.

Os escritores Zuenir Ventura, Adriana Falcão e Joaquim Ferreira dos Santos perguntam e tentam responder se a crônica é uma experiência carioca. O riso fica por conta de Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes e Ruy Castro, todos juntos numa mesa só.

Para terminar, o retorno à música, com a Noites Paratienses. A festa acaba, mas já deixa o convite para o próximo ano.