Ministro da Saúde inaugura farmácia popular no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2005 as 10:53, por: CdB

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, visita, nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, onde inaugura a estátua do médico sanitarista Sergio Arouca, que presidiu a instituição de1985 a 1989. A estátua é a primeira a ser colocada no campus de Manguinhos.

Arouca, falecido em 2003, é considerado peça fundamental na modernização da Fiocruz, hoje a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Também será inaugurada a Biblioteca Virtual Sergio Arouca, site com informações sobre a vida do ex-presidente da Fiocruz.

Às 12h, Saraiva Felipe anuncia, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, a criação da Comissão Metropolitana de Saúde, que será formada por representantes dos governos federal e estadual e das 20 prefeituras da região metropolitana do Rio. O objetivo é implementar ações que permitam corrigir distorções do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Haverá coletiva do ministro após a solenidade.

Saraiva Felipe participa ainda, às 13h, de almoço, na sede da Federação das Indústrias do estado (Firjan), com o presidente da entidade, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e com o Comitê de Secretários de Saúde dos municípios da região metropolitana do Rio. Às 16h, o ministro inaugura em Nova Iguaçu mais uma unidade do Programa Farmácia Popular.