Ministro da Energia diz que acidente em usina não representa ameaça na Ucrânia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 as 11:02, por: CdB

Não existe ameaça... não há problemas com os reatores, disse Demchyshyn em um comunicado
Não existe ameaça… não há problemas com os reatores, disse Demchyshyn em um comunicado

O ministro da Energia da Ucrânia, Volodymyr Demchyshyn, disse nesta quarta-feira que um acidente na usina nuclear de Zaporizhzhya, no sudeste do país, não representa perigo e que a usina voltaria a funcionar normalmente no dia 5 de dezembro.
– Não existe ameaça… não há problemas com os reatores – disse Demchyshyn em um comunicado, acrescentando que o acidente não afetou o sistema de produção de energia e “de nenhuma maneira” tem ligação com a geração de energia propriamente dita.
Em Viena, a Agência Internacional de Energia Atômica disse não ter comentários imediatos a fazer sobre o relato do acidente. Sob a convenção internacional adotada após o acidente de Chernobyl em 1986 na então União Soviética, um país deve notificar a agência da ONU sobre qualquer acidente nuclear que cause impacto a outros países.
Acidente em usina nuclear
O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, disse nesta quarta-feira que ocorreu um acidente na usina nuclear de Zaporizhye, no sudeste do país, e pediu ao ministro da Energia para conceder uma entrevista coletiva sobre o assunto.
– Sei que ocorreu um acidente em Zaporizhye – disse Yatseniuk, que pediu ao novo ministro Volodymyr Demchyshyn para esclarecer quando o problema poderá ser resolvido e quais medidas serão tomadas para restabelecer o fornecimento normal de energia na Ucrânia.
A agência de notícias Interfax Ucrânia disse que o problema aconteceu no bloco número 3 -um reator de 1.000 megawatts- e que a falta de energia decorrente do problema piorou a crise energética vivida no país.
A Interfax acrescentou que o bloco deve voltar a funcionar em 5 de dezembro.