Ministro da Cultura assiste a peça encenada por jovens em favela do Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 17:08, por: CdB

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, assistiu hoje a um espetáculo cultural de jovens do Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas do país, onde 30% dos moradores vivem abaixo da linha de miséria, de acordo com o Mapa do Fim da Fome, da Fundação Getúlio Vargas.

O projeto da peça, “Do caos ao Kaos, a Revolução dos Deuses” foi desenvolvido, pelo Grupo Afro Reggae em parceria com o Sesc Rio, e contou com a participação de 45 jovens de 9 a 21 anos, moradores do Complexo do Alemão.

Gilberto Gil disse que ficou emocionado com a peça que mostra a vida de brasileiros e ao mesmo tempo oferece novas possibilidades a jovens de comunidades carentes.

– Eu fiquei comovido o tempo todo, do começo ao fim, porque você vê jovens que de outra forma seriam fios esgarçados de um tecido já muito maltratado, e que agora estão recebendo uma oportunidade. É um movimento de construção profunda de uma nova civilização – afirmou o ministro.

Uma das participantes do espetáculo, Aline Ribeiro, de 14 anos, observou que o projeto é muito importante para os jovens de sua comunidade, constantemente lembrada pelo assassinato do jornalista Tim Lopes por traficantes, em 2002. Ela disse que ficou entusiasmada com a visita do ministro Gilberto Gil, que ajudaria a divulgar o projeto, possibilitando inclusive apresentações em outros estados brasileiros.