Minas Gerais sofre com surto de conjuntivite

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 8 de maio de 2004 as 21:05, por: CdB

O surto de conjuntivite no Rio já atingiu mais de 34 mil pessoas e chega a Minas Gerais. Até a última quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado de Minas já havia registrado mais de dois mil casos em dez municípios da Zona da Mata.

O coordenador de Oftalmologia Social da secretaria mineira, Jules Ayoub, disse que os técnicos estão fazendo uma investigação epidemiológica dos casos, especialmente na região onde há mais casos.

– As pessoas que transitam pela Zona da Mata mineira e Rio de Janeiro, principalmente, devem tomar cuidados – alertou o médico.

Para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o surto é comum nesta época.

– Há dois anos, houve uma epidemia semelhante, que começou em São Paulo – lembrou Paulo Augusto Arruda Mello, coordenador da comissão de ensino do Conselho e professor da Escola Paulista de Medicina. Para ele, a medida mais importante é a prevenção.

– Usar lenços de papel, lavar as mãos com freqüência e ter cada vez mais higiene – recomenda.

Alerta da Secretaria de Saúde do município do Rio informa que a conjuntivite viral não tem tratamento, remédio ou vacina, e destaca a importância de medidas preventivas para evitar que a doença se alastre ainda mais.

Tanto para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, quanto para especialistas das secretarias estaduais de saúde, a auto-medicação é perigosa.

– O quadro da doença pode se agravar com o uso inadequado de colírios – diz Jules Ayoub.