Milhares de russos fazem manifestações em Moscou

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 22 de janeiro de 2005 as 17:38, por: CdB

Milhares de russos fizeram manifestações neste sábado em Moscou e em outras cidades da Rússia, convocados pelo Partido Comunista, para protestar contra a política social do presidente Vladimir Putin e pedir sua renúncia.

Cerca de 2.500 manifestantes se reuniram em Moscou perto de uma estação de trem, levando cartazes onde se lia claramente: “a renúncia do governo e do presidente”.

De acordo com a agência <i>RIA Novosti</i>, 6.000 pessoas teriam participado dos protestos em Samara, no Sul. Houve manifestações em muitas outras cidades, entre elas Astrakhan (sul), segundo a mesma fonte.

Os protestos fazem parte de uma crescente convulsão social no país, registrada nas últimas duas semanas. Milhares de manifestantes já saíram às ruas diversas vezes neste período para protestar contra o empobrecimento provocado pelas reformas do governo.

Na sexta-feira, os ministros da Economia e do Desenvolvimento Social pediram desculpas pelas falhas nas reformas do sistema social e explicaram como farão para ajustá-las com o objetivo de proteger as camadas mais vulneráveis da população.