Milhares de gaúchos fazem exames contra câncer de pele

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 23 de novembro de 2003 as 10:54, por: CdB

Milhares de gaúchos aproveitaram para fazer consultas sobre câncer de pele durante a quinta etapa da Campanha Nacional de prevenção da doença, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) colocou no sábado 1.125 consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) à disposição da população, num custo total de R$ 12.780,97.

Os interessados que não conseguiram a consulta poderão procurar os postos de saúde nesta segunda-feira para realizar exames completos da pele e receber orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. Os casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia.

Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão previstos para este ano 82.155 novos casos de câncer de pele no Brasil, sendo cinco mil no Rio Grande do Sul. A doença atinge mais homens que o câncer de próstata ou de pulmão em muitas capitais do país.

A exposição solar acumulada durante a vida, está entre os fatores que podem levar a dois tipos da doença: os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O primeiro caso é o mais freqüente.

Apesar de não causar metástase (raízes em outros órgãos) pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos. Já o carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de neoplasia de pele, podendo disseminar-se por meio dos gânglios (ínguas) provocando metástases inclusive em outros órgãos.

Segundo os dermatologistas, as pessoas devem evitar exposição ao sol no horário entre 10h e 16h. Neste horário, os raios ultravioleta UVA e UVB desgastam as estruturas das células da pele de que se expõe ao sol sem proteção. Os profissionais também não recomendam o uso de nenhuma substância que promova o bronzeamento acelerado.

Os únicos produtos recomendáveis são os autobronzeadores que produzem uma oxidação na camada superficial da pele escurecendo-a, temporariamente, sem causar danos.