Milhares de americanos vão a velório de Reagan

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 10 de junho de 2004 as 09:26, por: CdB

Milhares de pessoas passaram nesta quinta-feira silenciosamente pelo Capitólio (Congresso dos EUA), para dar adeus ao presidente Ronald Reagan (1981-89), morto no último sábado (5).

Aproximadamente 2.000 pessoas passam por hora pelo caixão de Reagan, que está coberto com a bandeira americana. Muitas pessoas esperaram mais de sete horas em filas, do lado de fora do Capitólio, antes do velório.

Cerca de 150 mil pessoas devem passar pelo local para despedir-se do presidente. Após o velório, o corpo de Reagan voará de volta à Califórnia onde será enterrado

Poucas horas antes do corpo de Reagan chegar em Washington, o Capitólio e a Suprema Corte dos EUA foram esvaziados por pouco tempo quando um pequeno avião, que supostamente carregava um oficial para o funeral de Reagan, violou o espaço aéreo restrito da região.

As autoridades rapidamente declararam que o incidente era um alarme falso, afirmou um porta-voz da polícia do Capitólio e da corte. O prédio foi aberto poucos minutos depois. Na Califórnia, cerca de 100 mil pessoas prestaram a última homenagem a Reagan, antes do corpo do ser levado para Washington (capital).

A biblioteca presidencial de Reagan, em Simi Valley, ficou aberta quatro horas a mais do que o previsto para que a multidão de admiradores pudesse dar adeus ao ex-presidente.

Nancy Reagan, que viveu com o ex-presidente por 52 anos, ficou profundamente emocionada com o carinho dos californianos para com seu ex-marido, que morreu aos 93 anos, depois de lutar por cerca de dez anos contra o mal de Alzheimer.