MG: Tentativa de fuga em cadeia termina em morte

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de janeiro de 2004 as 17:10, por: CdB

 
A polícia frustrou a primeira tentativa de rebelião do ano em Minas Gerais. Por volta das 9h30 da manhã desta quarta-feira, os detentos da cadeia pública de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, serraram os cadeados das celas, ganharam os corredores da prisão e tentaram uma fuga em massa, conhecida como “cavalo doido”. Porém, foram contidos a tiros por três policiais que faziam o plantão. Segundo a Polícia Militar, um preso morreu e três ficaram feridos.

Com a fuga frustrada, os cerca de 128 detentos deram início a uma rebelião e passaram a exigir a transferência de alguns condenados para penitenciárias, colocaram fogo nos colchões e fizeram buracos nas dez celas da cadeia. No final da manhã, policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiram a cadeia com bombas de efeito moral e balas de borracha para retirar os rebelados dos corredores e conter o tumulto.

“Os detentos não pretendiam fugir. Estavam apenas querendo chamar a atenção para a situação de alguns presos que já foram condenados e ainda não foram transferidos. Mas agora o tumulto já foi controlado”, contemporizou o delegado Messias de Fátima Corrêa, da 10ª Delegacia Seccional de Ribeirão das Neves, no início da tarde.

Com a rebelião controlada, os presos foram levados para o pátio da cadeia. A PM iniciou o trabalho de varredura nas dez celas, que ficaram totalmente destruídas. Os feridos Júlio César Arantes, Gladson Raimundo Vieira e Valter Almeida Júnior foram encaminhados para os hospitais de pronto-socorro João XXIII e Venda Nova. O detendo que morreu, Osair Ferreira da Costa, de 22 anos, cumpria regime semi-aberto por tráfico de drogas.