Menor bebê brasileiro recebe alta após quatro meses internado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de dezembro de 2006 as 15:29, por: CdB

O menor bebê já nascido no Brasil, e o 5º menor do mundo, o pequeno Arthur recebeu alta nesta quinta-feira. Nascido em 4 de agosto, em uma clínica no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro, ele veio ao mundo pesando apenas 385g. Agora, depois de mais de quatro meses na UTI neonatal, ele vai para a casa dos pais pesando 2,1kg.

O brasileirinho nasceu com pouco mais de 6 meses de gestação, devido a um quadro grave de hipertensão materna. Se tivesse ficado o tempo normal na barriga da mãe, teria agora um mês de idade. Como se já não fosse uma situação complicada, o bebê ainda era pouco desenvolvido para sua idade gestacional. Nas primeiras semanas de vida, chegou a pesar 282g.

Para garantir a sobrevivência da criança, os médicos aplicaram um medicamento chamado “surfactante”, que impede o colapso dos pulmões, ainda na sala de parto, segundo o pediatra responsável, Joffre Cabral. Depois, já na UTI, Arthur foi submetido a oxigênio sob forte pressão diretamente na narina, para não ter que ser entubado.

Com os órgãos internos ainda pouco maduros, Arthur precisou passar uma semana em jejum. Seus intestinos eram intolerantes até mesmo ao leite materno.