Meirelles: queda nos mercados é “normal”

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 15 de junho de 2004 as 10:36, por: CdB

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, considerou a forte oscilação nos mercados registrada nesta segunda-feira pode ser considerada “normal”.

Na opinião do presidente do BC, em entrevista na manhã desta terça-feira, a volatilidade ocorre em escala mundial e se deve à expectativa com relação aos próximos passos do Federal Reserve, o banco central norte-americano.

Meirelles explicou que os mercados mundiais tentam interpretar sinais da economia norte-americana para saber como as taxas de juros se comportarão nos próximos dois anos.

– Isso deve provocar um reajuste no nível bruto de recursos destinados para investir no mercado. É a expectativa acerca do tamanho deste reajuste que vai definir o comportamento dos mercados de agora em diante – explicou.

Apesar de admitir a influência externa na bolsa e no câmbio brasileiros, Meirelles acha que o país tem condições de superar com segurança os movimentos do mercado.

– Foi um movimento absolutamente normal. São os mercados em busca de um patamar de equilíbrio diante da possibilidade de elevação de juros nos Estados Unidos – explicou.

Meirelles disse que o Brasil está preparado para uma eventual alta dos juros nos EUA. “Os fundamentos da economia brasileira estão sólidos, e ela cresce em um quadro de saldo de conta corrente, o que não ocorria em outros ciclos de crescimento registrados no passado”, afirmou.

– O mercado sabe que hoje o compromisso do governo brasileiro com o equilíbrio fiscal é inequívoco.

Meirelles não quis tratar de assuntos como juros e câmbio às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária que acontece na tarde desta terça-feira.

Ele disse que, “pela primeira vez”, o país cresce de forma sustentada.

– O quadro de crescimento vem agora acompanhado de um quadro de superávit primário, estabilização do endividamento público, política monetária responsável e disciplina fiscal.