Meirelles: consumo foi retomado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 12 de dezembro de 2003 as 17:51, por: CdB

A retomada do consumo já começou a ocorrer gradualmente no Brasil, disse o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Informou que a própria nota do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, mostra que na maioria dos segmentos a melhora na margem das vendas já existe, mesmo que na média em relação ao ano anterior não tenha atingido aquele patamar.

Meirelles reiterou, porém, que a economia brasileira já está retomando a atividade, a massa salarial apresenta elevação, o que significa que a retomada do consumo já começou a ocorrer. Ele considerou que se trata agora, apenas, de uma questão de persistência, porque as condições de retomada do crescimento já estão dadas.

Em relação à produção industrial, esclareceu que não existe uma trajetória em nenhum país do mundo que seja linear, isto é, que tenha uma tendência só de crescimento ou de queda todo mês. É normal que exista um processo de ajuste, seja em que país for, frisou. Por isso, disse ser importante que se olhe a tendência e não apenas os resultados mês a mês.

Em segundo lugar, avaliou que os dados mensais dependem muito dos critérios de dessazonalização, que podem ter variações de resultados na margem. Mas ao longo dos meses, todos os critérios convergem para o mesmo resultado, afirmou, destacando que “o importante é a tendência de crescimento da produção industrial que é sólida, está ocorrendo e se nós olharmos para a média móvel de três meses, não há dúvida de que o Brasil está numa rota sustentada de retomada de crescimento econômico”.